liberalismo.org
Portada » Foros » liberalismo.org » Eutanásia

liberalismo.org

Estos foros están cerrados. Podéis debatir en Red Liberal.

Eutanásia
Enviado por el día 12 de Octubre de 2006 a las 03:41
A maioria dos liberais é a favor da eutanásia. Mas(pero) eu discordo. Sou social-liberal(social-democrata atual) e sou contra a eutanásia.
A questão é a seguinte. O PRÓPRIO fato de o doente estar sofrendo tanto mostra que ele não tem liberdade.É a mesma coisa que levar a sério uma confissão feita sob tortura.
E sempre há a chance de surgir uma cura.Já houve muitas doenças incuraveis que viraram curaveis.
E essa minha posição é até uma questão de autodefesa. Eu quero se tiver um problema esperar a cura mas(pero) eu não confio em mim mesma se estiver sob uma dor tremenda.
Já houve muita gente que tentou se suicidar ,foi salva e depois levou uma vida normal e feliz agradecendo aos que os salvaram,principalmente em casos de depressão.
Na IMENSA maioria das vezes ,o PRÓPRIO fato de a pessoa estar tão desesperada a ponto de querer se suicidar já sintoma de falta de liberdade.
O ÚNICO tipo de suicidio que é sinal de liberdade na minha opinião é o suicidio feito para evitar que a pessoa faça um ato anti-ético , criminoso ou excessivamente auto-depreciativo para o qual outros queiram coagi-la.
Re: Eutanásia
Enviado por el día 12 de Octubre de 2006 a las 22:23
es un buen punto, pero se supone que la decision de la eutanasia es larga y por lo tanto no está supeditada a un momento de especial dolor o sufrimiento, supongo que se tienen momentos de relativa paz aunque sea bajo el efecto de sendantes.

de todas formas habria que especificar, porque hay varios tipos de eutanasia, a veces la enfermedad es terminal, y no hay espectativas no ya de vivir, sino de no empeorar gradualmente.
Re: Re: Eutanásia
Enviado por el día 12 de Octubre de 2006 a las 22:43
Na verdade ,eu já cheguei até a pensar na hipotese de que todas as pessoas QUANDO AINDA SAUDÝVEIS tenham que escrever um documento dizendo se querem ou não que se leve a sério que digam que querem ser eutanasiadas quando com uma grande doença e dor.
E note que eu NÃO considero eutanasia dar remedios para tirar a dor que diminuam a média de vida e isso sim eu quero que se faça comigo se eu tiver com uma grande dor.
Outra idéia que eu tenho é que num caso como o do Sanpedro ,se desse remedios para dormir inenterruptamente para ele dormir dia e noite até surgir uma cura...melhor do que a eutanasia.
Se comigo surgir um caso como o daquele francês que ficou paraplegico ,mudo e cego e só se comunicava com sinais fracos das mãos é isso que eu quero que façam comigo e não eutanasia.
Todos QUANDO SAUDÝVEIS deveriam fazer documentos explicando tudo que querem que façam com eles em todas essas circunstancias.
Agora se esse documento não préexistir quando ocorreu a desgraça a única coisa decente que eu vejo e recusar a eutanasia e substitui-la por remédios para dormir dia e noite.
Re: Re: Re: Eutanásia
Enviado por el día 13 de Octubre de 2006 a las 01:11
lo del documento es una buena idea, pero deberia ser aceptado por ley para que la gente se molestase en redactarlos.

yo lo haria, no solo soy partidario de la eutanasia, sino que en caso de llegar a viejo, procuraré quitarme la vida antes de que ya no pueda valerme por mi mismo, calculo que a los 85 años aproximadamente.